Fico horrorizado quando converso com certas pessoas e vejo como o português está relegado a não sei que plano na sua escala de valores.
A quantidade de gírias, chavões e termos estrangeiros mesclados ao português hoje em dia, faz com este idioma tão rico e bonito se pareça mais e mais com um “dialeto”.
A entonação de voz não é observada mais e as vezes me sinto como se estivesse vendo um filme antigo dublado na TV quando os dubladores liam os textos sem interpretá-los.
Sem contar com a dificuldade de se entender a mensagem por absoluta falta da pontuação e da construção gramatical correta.
Ao ler uma revista, como a Veja ou Isto é, por exemplo, vemos que o português é usado com correção sem gírias ou termos estrangeiros, a menos que a matéria requeira o uso destes recursos. Sei que o mundo é globalizado atualmente, mas não acho que devamos alterar os nomes de nossas “coisas” para o “portuninglish” só para parecermos inseridos no mercado internacional. Eu não vejo os argentinos fazendo isso, por exemplo.
A maioria das pessoas é incapaz de desenvolver uma simples mensagem com alguns parágrafos para passar uma comunicação clara por e-mail. E ao se depararem com algo mais complexo, como uma redação por exemplo, creio que alguns prefeririam não encarar este probleminha.
Minha sugestão é que se desliguem um pouco os computadores e se leiam mais livros, revistas e jornais. É lendo que se aprende a conversar e a escrever.
Bom artigo, porém há erros de pontuação nele.
ResponderExcluir(... 99.99% dos e-mails que recebo vem (vêm)...) e
(..., costumam vir cheios de erros de ortografia e gramatica (gramática);)
Para você ver com a vida é. Li e revisei varias vezes, mesmo assim cometi erros.
ResponderExcluirObrigado pela ajuda
Para quem desejar aprender mais o idioma português, deve consultar este sítio:
ResponderExcluirhttp://www.conjuga-me.net/verbo-vir
LER TAMBÉM É UM EXERCÍCIO, É TAMBÉM A MELHOR FORMA DE NOS APERFEIÇOAR A NOSSA LÍNGUA.
ResponderExcluirAdorei o texto, principalmente na parte que você falou em "portuninglish". Falou tudo, hoje em dia o povo deixou de lado a leitura e a escrita manual só preferem digitar, sei que sou um deles mas estou tentando mudar isso.
ResponderExcluirMuito obrigado pela dica.
talvez o futuro da escrita seja as abreviações digitalizadas...economia de tempo e espaço.
ResponderExcluirexemplo:
pq
tbm
obg
vc
Também não gosto de quem coloca o inglês em tudo. Acho que devemos valorizar a nossa língua!
ResponderExcluirParabéns pelo texto Edson, a comunicação é algo fundamental, e a responsabilidade da clareza é de quem emite o comunicado. Pessoas que ocupam cargos de líderes dentro de uma empresa deveriam se preocupar um pouco mais com esta questão. As empresas pedem domínio numa segunda língua e se esquecem da importância da nossa primeira...
ResponderExcluirTemos uma equipe onde temos um proposito de um corrigir o outro na pronúcia e na escrita, isso nos ajudaa merlhorar dia a dia.Tem um na equipe que não tem hábito de ler pois para começar indicamos pra ele a leitura de cordel foi o primeiro passo. Prabéns pelo texto e pelo incentivo Edson.
ResponderExcluirDanielle, adorei este seu comentário sobre ter domínio da primeira língua ser mais importante do que de uma segunda.
ResponderExcluirJosefa, gostei da idéia da literatura de cordel e principalmente deste grupo de "assistência" que vocês criaram. Parabéns!
ResponderExcluirsem duvida ter o habito de ler, ajuda a enriquecer nosso vocabulario e assim melhorar o nosso conteudo e nossa escrita. obrigada pelo artigo e pela dicas.
ResponderExcluirsamara teixeira
Escrita Fiscal.
Certo dia fazendo um trabalho na faculdade, em equipe,aparentemente fácil e de dominío de todos não conseguiamos concluir, tamanha a dificuldade de se organizar as idéias no papel. Na outra aula o professor pediu um feedback(olha a palavria em inglês) e assim como nossa equipe as pessoas falaram que tiveram dificuldades de escrever e organizar as frases, de não saber como se escreve certas palavras do nosso cotidiano, por conta disso tivemos uma aula sobre escrever e falar corretamente e como isso influência na nossa vida pessoal e principalmente profissional. Eu particulamente acho a língua portuguesa super difícil tanto de se escrever como de falar, mas sempre que tenho dúvidas consulto um dicionário ou pesquiso na internet afim de evitar erros. Mas acredito que a leitura faz um diferencial bastante, nós brasileiros não temos o hábito de ler, talvez por uma questão cultural não sei,assim também de não se valorizar o que é nosso preferindo se americanizar... muitos escrevem como falam e cometem gafes enormes eu não tenho vergonha de falar que muitas vezes me enrolo mas estou vencendo isso porque estou lendo mais e escrevendo mais também, já tenho minha biblioteca em casa e a revista da semana-Carta Capital.
ResponderExcluirP.S; quem desejar viajar na leitura e aperfeiçor nossa lingua portuguesa eu indico a Livraria Cultura na Av. Dom Luis, shopping varanda. O ambiente é muito bacana e o atendimento também.
Antono Jonas
PDG 9572
Errar é humano!
ResponderExcluirErrar é humano!
ResponderExcluir