sábado, 2 de abril de 2011

Reclamar: Resolve alguma coisa?

 

Reclamar: Resolve alguma coisa?

Portrait of disturbed young female screaming while putting finger in her hears

Você reclama muito?

Reclamar tem lhe ajudado?

Provavelmente menos do que você pensa

Você pode até obter um pouco de atenção momentânea

Ou, você pode ter conseguido resolver as coisas do seu jeito algumas vezes. (Mas a qual custo?)

Entretanto, ao longo do tempo, reclamar provavelmente tem sido um perda de tempo (da sua vida).

Você “deve” ter uma má reputação e não tem conseguido resolver os problemas e obter resultados..

Lembre-se , quem fala muito alto é o primeiro a ser ouvido e o primeiro a ser esquecido.

Lamentar ou agir?

Wah!

Nossa sociedade é feita por faladores...não fazedores.

Nós favorecemos a inação. Nós favorecemos a não tomada de decisões. A maioria das pessoas não participa de nada.

E, nós adoramos reclamar.

Veja alguns exemplos para ilustrar melhor este pensamento:

- Trabalhadores que reclamam do seu ambiente de trabalho, mas não fazem nada a respeito.

- Vizinhos de mal humor devido as condições de vida de seu bairro, mas que não querem se envolver com nada.

- Consumidores que reclamam do atendimento, mas não vão comprar em outro lugar.

- Indivíduos que reclamam de não ter oportunidades de crescimento no trabalho mas não fazem nada para mudar o seu futuro.


Um dos maiores problemas das empresas são os grupos de funcionários que passam horas de seu “expediente” reclamando de seus chefes e de seus empregadores.

Por que estas pessoas não pedem demissão

 e fazem alguma coisa para mudar suas vidas?


Existe uma grande diferença entre FALAR e FAZER

Ações, não palavras

positive-attitude2

Ações tem mais poder do que fazer declarações de intenções.

Faça acontecer.

Reclamar é como jogar lenha na fogueira e só provoca mais discussões e inação.

“Reclamar é uma forma de empurrar com a barriga e não resolve nada.”

Leia aqui alguns exemplos de como reclamar negativamente afeta sua produtividade:

  1. É um tremendo desperdício de tempo – Quantas horas do seu dia você dedica a reclamar? Tenho observado que muitas pessoas passam perto de 2 horas por dia reclamando do seu ambiente de trabalho. E se este tempo fosse dedicado a descobrir formas de melhorar isto?
  2. Energia Negativa – Você acredita no poder de ter um atitude positiva? Eu acredito. da mesma maneira, ter uma atitude negativa é como ter uma ancora amarrada ao seu pescoço empurrando-o cada vez mais para o fundo. Atitudes e palavras negativas drenam sua energia e derrubam sua produtividade.
  3. Você é o que você acredita que é – Se reclamar não resolve nada, você sempre acreditará que nada pode ser feito e continuará falando “eu disse” ou “eu avisei que isso não ia dar certo”. Você só colhe o que planta...e diz.
  4. Os outros pensam que você é do jeito que você diz que é – Você é aquele que sempre tem uma piadinha negativa sobre tudo ou uma má noticia para contar? As pessoas lhe percebem baseadas no que você diz e nas suas atitudes.. Se você reclama o tempo todo de tudo, então você será percebido como uma pessoa infeliz e instigadora de negatividade.

O que fazer para mudar isso?

Hands gesture positive OK

Reclamar é o oposto de produzir.

Se você está reclamando, provavelmente não está fazendo o que precisa fazer para resolver.

Reclamar é uma grande acelerador de negatividade na sua vida e influencia diretamente as pessoas que convivem com você.

A próxima vez que você sentir vontade de reclamar, pense no que você pode fazer ou sugerir para resolver o problema.

Fazendo isso ao invés de se lamuriar, você irá “influenciar” as pessoas a sua volta a fazer o mesmo.

Vamos reclamar um pouquinho menos e começar a produzir um pouco mais a partir de agora!

O que você vai conseguir parando de reclamar e começando a resolver?

10 comentários:

  1. Oi Edson...
    Quando a gente pára de reclamar e começamos a resolver, passamos uma imagem positiva para nossos colegas de trabalho ou para nossos superiores, mostrando que com competência e boa vontade é possível melhorar o que está ruim. As pessoas à sua volta se sentem influenciadas a fazer o mesmo e os problemas em seu ambiente de trabalho tendem a diminuir quando todos se envolvem para resolvê-los sem reclamar.
    Bom essa é minha opinião sobre o que a gente consegue parando de reclamar e começando a resolver.

    Sonia Ferreira Rocha
    mat:26792
    Operadora de Caixa e Participante do PDG
    Filial 331-Teodoro Sampaio-SP.

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  2. è isso mesmo, Sônia, este é o espírito, todos juntos em prol das resoluções dos nossos problemas em comum!

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  3. Muito interessante este texto, vou aplicá-lo com meus funcionários "reclamões".
    Parabéns!

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  4. Começando por você mesmo que está reclamando de seus funcionários "reclamões", não é? :)

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  5. Bom texto! Vou tentar seguir essas dicas e reclamar menos, aos poucos a ideia é substituir cada momento de reclamação por um momento de reflexão em busca de melhoria para as dificuldades.

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  6. Oi Edson Camara, este texto me fez refletir sobre muitas atitudes, acredito também muito em :"Você só colhe o que planta" e acredito que muitas vezes é as atitudes que tomamos que fazem do nosso ambiente de trablho um lugar agradável, uma pessoa pode tornar um ambiente de trabalho um lugar improdutivo devido as atitudes ^^...
    Adorei o texto.
    Tony Batista-27654
    BM2-58

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  7. É Edson aqui tem muita gente assm na farmacia mesmo só escuto reclamações é muito desagradavel ver alguem com plena saude e viver se reclamando.
    LUCY VIEIRA
    SOB040

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  8. É isso mesmo Sr.Edson as pessoas que reclamam demais do seu trabalho,são improdutivas e pior influenciam as que estão ao seu redor,tornando o ambiente desagradevel de se trabalhar, como dizem:"uma laranja estragada estraga todo o cesto".
    Esse texto é uma fonte de reflexão para essas pessoas!!
    Valdineide -27593
    lim-239

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  9. E quando vc reclama prq não sabe mais o q fazer pois já falou aquela situação mil vezes com a pessoa e elaa age da mesma forma? e deixa até transparecer que faz para te irritar? o texto é ótimo, mas não prática, eu creio que se aplica dependendo da situaão.

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