sábado, 12 de março de 2011

Como criar satisfação no trabalho


Como aproveitar o melhor do seu trabalho.

A chave para a satisfação no trabalho é a sua atitude.
"Encontre um trabalho que você gosta e ganhe mais cinco dias a cada semana do ano."
H. Jackson Brown, Jr.
http://pt.wikipedia.org/wiki/H._Jackson_Brown

Para muitos de nós, a idéia de ter um trabalho que é verdadeiramente satisfatório, que é bacana de fazer, do tipo que nem parece trabalho, é pura fantasia.

pele-1958É claro, que jogadores de futebol, cantores e atores parecem ter um trabalho fácil, que gostam de fazer e ainda serem pagos por isso.

Mas será que existe realmente alguém por ai, que sonha em sentar em uma mesa cheia de papel, ou a frente de um computador, ou vendendo produtos, serviços e trabalhar pesado para resolver os problemas das outras pessoas?

roberto-carlosSonhar com o trabalho perfeito e uma carreira maravilhosa onde tudo de bom acontece é uma coisa, a realidade prática é muitas vezes outra. Quando estas coisas coincidem, uau! seja feliz e aproveite a oportunidade!

Felizmente, para nós as pessoas normais, ou a grande maioria das pessoas, é bom saber que é possível obter satisfação no trabalho que fazemos atualmente.

A satisfação no trabalho não significa só ganhar muito dinheiro ou fazer do seu hobby o seu meio de vida. Nós podemos encontrar satisfação no trabalho e nos lugares mais inesperados ...

eu amo meu trabalhoO segredo da satisfação no trabalho está na nossa atitude e expectativas, está mais ligado a como executamos nosso trabalho e nossas obrigações diárias. Não importa onde trabalhamos, seja em uma fazenda, numa linha de produção, em um escritório, em uma loja ou em um campo de futebol, o segredo é entender os principais ingredientes desta receita única que é a satisfação no trabalho.

Identificando os gatilhos de satisfação

Há basicamente três abordagens para o trabalho: É um trabalho, É uma carreira, ou uma paixão? Dependendo do tipo de trabalho que fazemos neste momento de nossas vidas, as coisas que nos dão satisfação podem variar.

Se trabalhamos em um emprego, o cargo e o salário provavelmente nos cativarão mais do que qualquer outra coisa, e terão impacto decisivo em se devemos ficar aqui mesmo ou ir embora.

Se trabalhamos em uma carreira, estamos sempre olhando para as promoções e oportunidades de desenvolvimento desta carreira. A nossa satisfação geral é normalmente ligada ao status, poder ou posição na hierarquia.

Se trabalhamos em uma paixão, a obra em si é o fator que determina a nossa satisfação, independentemente do dinheiro, prestígio ou poder.

show_bigObviamente, estas opiniões são generalizações e você provavelmente vai achar que a satisfação no trabalho tem mais de uma abordagem. Estar ciente do tipo de trabalho que fazemos e as coisas que precisamos para termos satisfação nele, vai nos ajudar a identificar e ajustar nossas expectativas de satisfação e de conformidade.

Construindo a satisfação no trabalho

Depois que identificamos a mistura de status, poder ou prazer intrínseco que queremos ter em nosso trabalho para nos sentirmos satisfeitos, precisaremos trabalhar em sete "ingredientes" para um trabalho satisfatório.

Estes ingredientes são:
Auto-conhecimento
Desafio
Variedade
Atitude positiva
Conhecer nossas opções
Estilo de vida equilibrado
Um senso de propósito

pile-of-paperO trabalho desempenha um papel importante em nossas vidas. Em nossa busca pela felicidade e realização. Termos satisfação no trabalho é importante. Quando estamos insatisfeitos com nosso trabalho, isso tende a ter uma influência na nossa perspectiva global de vida.

Mesmo não estando na carreira de nossos sonhos no momento, ainda é nossa responsabilidade garantir que o que fazemos é satisfatório para nós.

Conhecendo os principais elementos que trarão satisfação no trabalho, teremos o controle e poderemos fazer as mudanças que precisamos para nos sentirmos realmente satisfeitos e motivados com o que fazemos.

6 comentários:

  1. Concordo que antes de qualquer coisa pra se fazer um bom trabalho você tem que gostar do que faz!Hoje é difícil encontrar pessoas que amem o que fazem,com um mundo capitalista em que vivemos,tudo gira em torno do capital,e as pessoas esquecem de priorizarem os sete ingredientes para uma vida e um trabalho satisfatorio!!

    ResponderExcluir
  2. Então, tenho visto muita coisa falando recentemente sobre o assunto abordado, entendo que de fato feliz é aquele que faz o que gosta, com certeza o seu trabalho é bem mais produtivo. Costumo buscar motivação profissional com base nos meus interesses pessoais; uma viagem, a aquisição de um bem, aparelhos tecnológicos, a oportunidade de investir em educação, são coisas que me atraem. Esse é o meu combustível! Associado a isso faço o que gosto trabalho com pessoas, esse ano é muito importante pois completo uma década que desempenho esta atividade.

    ResponderExcluir
  3. fora esses motivos que você descreveu uma das coisa que me motiva no trabalho, podendo gostar ou não da função no trabalho, é o alcance do exito! a sensação de tarefa cumprida, sem duvidas é muito boa! seja individual ou em equipe o exito é um fator fundamental para a satisfação!

    ResponderExcluir
  4. Cumpri metas,esta sempre em busca de melhorar seu sálário,correndo atraz de clientes todos os dias é satisfatório ,é melhor ainda quando se tem um objetivo a ser cumprido,seja material ou até mesmo pessoal,mostrar que você pode tudo ,basta querer e correr atráz ,e pra se realizar como profissional,é preciso ter todas ferramentas citadas ,principalmente atitude e muita paixão pelo o que faz. E sempre esta em busca de conhecimetos para melhor fazer meu trabalho ,que é conquistar,e encantar clientes ,e assim serei bem feliz,com minhas conquistas e realizações.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu blog e também pelo texto! Sou uma pessoa que ama aquilo que faz e lamento quando encontro pessoas que não gostam do que fazem e que fazem mal feito.

    ResponderExcluir
  6. Primeiro Gostaria de parabenizá-lo pelos assustos colocados em debate no seu blog e segundo por utilizar a internet, uma ferramenta hoje tão importante, para trazer informações relevante para nosso crescimento profissional e pessoal.
    Gosto muito do que faço, adoro meu trabalho, nele pude viver muitos momentos felizes, e ainda irei viver mais ainda, mas me intristesse saber que tem gente que ver o trabalho apenas como "trabalho" e não como uma oportunidade de crescimento, trabalhando apenas para no fim do mês ter aquela remuneração capaz de suprir suas necessidades básicas primárias, que não é entretanto de todo errado, mas contenta-se, acomoda-se e se está assim é poque Deus quer...
    Ridículo!! Porém já ouvi muitos desses comentários nesse meus quase 10 anos de Pague Menos.

    Antonio Jonas S. Araújo
    PDG 9572
    SDII- 71

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.