sexta-feira, 11 de março de 2011

DIFERENÇA ENTRE TAREFA E MISSÃO!

DIFERENÇA ENTRE TAREFA E MISSÃO!
missao-1A definição de tarefa pelo dicionário Aurélio é: Trabalho que se deve concluir em determinado prazo. O mesmo dicionário define missão como: Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo. Uma missão pode ser composta de várias tarefas. Os futuros Super-Gerentes de Loja Pague Menos que fazem parte da equipe dos PDGS terão muitas Missões a cumprir.
PDG TERCEIRA FASE
MISSÕES, COMPLICANDO UM POUCO...
mission1-1O treinamento do PDG é definido por Missões e as avaliações serão feitas através do cumprimento destas Missões. Cada participante do PDG trabalhará individualmente ou em equipes, que podem ser físicas ou virtuais, uma vez que há participantes em 52 diferentes municípios. A Comunicação é vital neste processo e também faz parte do processo de avaliação, fiquem atentos aos e-mails que envio a todos com o titulo de PDG NEWS, nestes e-mails pode haver simples comunicados ou solicitações como também poderá haver definições e instruções importantes das missões em vigor.
Os participantes do PDG estão em constante avaliação nas 9 características do SUPER-GERENTE PAGUE MENOS:
23183-yara cristina 23183-1Acrescentei mais duas as 7 originais e aceitei a sugestão da Yara Cristina (Loja 160 São Mateus/Fortaleza) que incluiu a nona e mais importante de todas: ALEGRIA!
1) INICIATIVA: Capacidade de enxergar e fazer o que deve ser feito sem esperar ser mandado.
2) COMUNICAÇÃO: Saber expressar suas ideias e pensamentos (Vender seu peixe)
3) CURIOSIDADE: Capacidade de fazer perguntas para entender o que está acontecendo em sua volta
4) PERSISTÊNCIA: Capacidade de NÃO desistir no meio do caminho.
5) AUTOMOTIVAÇÃO: Capacidade de não desanimar e partir para o ataque!
6) CONHECIMENTO: Capacidade de aprender coisas novas o tempo todo.
7) EQUILIBRIO: Capacidade de enfrentar adversidades, surpresas e eventos inesperados.
8) MATURIDADE: Saber se portar de acordo com a sua posição independente do ambiente ou das pessoas em volta.
9) ALEGRIA: Ser Feliz e trabalhar para a felicidade dos outros.
Escrevi este artigo originalmente para publicação no Jornal Campeão (Órgão de comunicação interno das farmácias Pague menos)

18 comentários:

  1. fico feliz em poder agregar mais uma característica do super-gerente Pague Menos , e estou esperando ansiosa a 3° fase do PDG.

    Yara Cristina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria acrescentar mais uma caracteristica ao super-gerente pague menos ( liderança ) Assim ficam 10, Número que cabe muito bem em nossa Empresa.

      Wanderson Alex

      Excluir
  2. Boa Noite Caro Edson!

    Acredito que o poder de persuasão nos dias de hoje é imprescíndivel a um bom gerente. Afinal temos todo o tempo que aplicar a lei do convencimento, de fazer as pessoas aderirem as nossas idéias entre outras. Deixo minha sugestão!

    Atenciosamente
    Ivana Santana
    Supervisora São Paulo

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tudo bem? De férias, tudo indica que está relaxando ... Quero ter a oportunidade de conversarmos novamente. Claro, que quando voltar das férias. Talvez, não se recorde de mim. Mas garanto que tenho boas idéias e claro que preciso repassá-las e ouvir alguns conselhos da sua vasta experiência. Quando poder me receber, me avise (virnaevosmkt@hotmail.com)estarei lá prontamente.

    ResponderExcluir
  4. Fazer parte da equipe PDG-2001 está sendo uma oportunidade única,ainda mais depois dos 15 dias que passei estagiando na FILIAL 67 onde de tudo vi um pouco.Sempre tive vontade de participar do programa, só faltava a oportunidade e quando surgiu , agarrei com toda vontade.É um grande desafio que com certeza o vencerei.Sou feliz não somente por está acontecendo as melhores coisas em minha vida e sim por saber fazer o melhor das oportunidades que apareceram em meu caminho.
    Agradeço a minha chefe de setor Serly pelo apoio que vem dado,a Mairla(gerente) e Fabiana(Aux. Financeira)ambas da filia FOR 67 pelo interesse e preocupação de ensinar tudo na loja.

    Grata,
    Rejane Pontes
    Assitente d Escrita Fiscal
    FOR 67 - Fortaleza-CE

    ResponderExcluir
  5. Rejane, estar de bem com a vida é fundamental para conseguir alcançar seus objetivos, neste particular você está a mil por hora. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ivana, creio que o ponto 2 cobre este tópico, o fato é que ser persuasivo é mais uma característica de personalidade de que de comportamento. Obrigado pela dica e pela participação.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Edson!!!
    Achei super interessante vc colocar as características de um super-gerente, pois podemos analisar qual é a caractérística mais forte em nós e qual podemos trabalhar para colocar em evidência em nós também!!!
    Tô adorando participar do PDG e aguardo ansiosa pela terceira fase.
    Um abraço.

    Sonia Ferreira Rocha
    Operadora de Caixa
    Loja 331-Teodoro Sampaio-SP

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Sônia, fique de olho que virão mais novidades por ai.

    ResponderExcluir
  9. Tudo isso é maravilhoso! É tão bom fazer parte da equipe PDG. E o melhor de tudo isso é que pelo fato de ser vendedora,ser uma PDG e está substituindo a minha gerente que está de férias atualmente,estou tendo a oportunidade de seguir as características necessárias do super-gerente. A cada dia que passa só tenho aumentado a minha motivação e o meu desempenho profissional.O meu coração está batendo mais forte por essa empresa que nos oferece essa oportunidade de crescimento!Edson muito obrigado, por todas as suas intruções.

    Um Grande Abraço de Coração.

    Maria Pereira
    24778- 171 Ba
    Santo Antonio de Jesus

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Sr. Edson!!!
    Espero que esteja curtindo suas férias e descansando, pelo menos de corpo, pois sei que de mente não dá muito. Falo por mim, que quando entro de férias não consigo tirar a Pague Menos da minha cabeça e nas viajens que faço sempre procuro visitar uma de nossas lojas, já é quase um vício sempre que estou em um estado procuro saber onde tem uma Pague Menos para "visitar". Converso com os amigos colaboradores, procuro saber suas rotinas, suas maiores dificuldades enfim, procuro saber como estão cuidando da minha farmácia. O sentimento é inexplicável, de orgulho na maioria das vezes, e também de tristeza pois nem tudo é perfeito. Gosto de citar o exemplo de quando estive no Rio de Janeiro em 2009, fui na Loja que fica em Niteroi, fiquei encantado com tanto amor e dedicação de todos e principalmete do gerente, que fiz questão de parabenizá-lo, a loja estava muito bonita, limpa e organizada, o clima organizacional era super agradável. O exemplo que me deixou triste não vou citar, por questão de ética. As "visitas" se repetiram em outros estados, principalmente do nordeste mas que falo delas em outra oportunidade.
    Trabalho na Pague Menos a nove anos, o que me faz sentir-se também dono, zelando pela sua imagem e colaborando para seu sucesso. Acredito que nós futuros líderes da maior rede de farmácias do Brasil também compartilha do mesmo sentimento que eu, sentido-se dono,amando, "brigando", quando necessário, para defender o que é nosso.
    Para finalizar, Sr. Edson, gostaria de acrescentar que um bom líder PDG tem que ter competências, ou seja, o tão conhecido CHA: CONHECIMENTO; O acervo de informações, conceitos, aprendizado, experiências, enfim tudo que foi adquirido na escola, faculdade, etc.
    HABILIDADE; que corresponde a capacidade de se colocar o conhecimento em ação, ou seja, transformar a teoria em prática na análise de situações, na solução de problemas e visualização de oportunidades.
    ATITUDE; que corresponde ao estilo pessoal de fazer as coisas acontecer, como lidera, como motiva, como se comunica e principalmente como trabalha com outras pessoas influenciando-as.
    Essas competências, aprendi na academia, constituem o maior patrimônio pessoal do administrador.
    Um abraço e boas férias.

    Antonio Jonas S. Araujo
    PDG 9572
    SDII-71

    ResponderExcluir
  11. O SUPER GERENTE TRANEE É IMPORTANTE PARA O NOSSO CONHECIMENTO E DESEMPENHO, É UMA EXPERIENCIA NOVA NO NOSSO TRABALHO E NA NOSSA VIDA. É VEINCULAR A RENOVAÇÃO COM GRANDE EXITO, COM NOVOS PLANOS PARA FUTURO, PROFISSIONALMENTE, FAMILIAR, E METAS A SEREM CUMPRIDAS. UM SUPER GERENTE TRANEE SE IDENTIFICA COM A EMPRESA PELA QUAL RECEBERA INSTRUÇÕES E INFORMAÇÕES QUE PRECISA PARA EXERCER A FUNÇÃO COM RESPONSABILIDADE, MATURIDADE, ENERGIA,FORTALEZA E MOTIVAÇÃO. UM SUPER TRANEE, DEVE ESTA SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS PARA NOVAS DESCOBERTAS, É UMA PESSOA COM AÇÃO, INICIATIVAS POSITIVAS, DEVE SABER ORIENTAR SUA EQUIPE PARA A DIREÇÃO CERTA. TOMAR DECISÕES IMPORTANTES E COLOCA ORDEM,PONTUALIDADE A SERVIÇO DA EMPRESA, UM SUPER TRANEE,ELE TEM PRAZER DE ATENDER OS SEUS CLIENTES INTERNO E EXTERNOS COM AMOR, CARINHO E CONSEQUENTEMENTE COM O OBJETIVO DE VENDER, VENDER E BATER METAS. A CADA MOMENTO QUE RECEBO OS EMAILS, FICO MAIS MOTIVADA PARA O TRABALHO.
    AGRADEÇO PELA GRANDE OPORTUNIDADE DE SER GERENTE TRANEE DE UMA EMPRESA BEM CONCEITUADA EM TODO BRASIL, E QUE TEM ORGULHO DE FAZER PARTE.
    AO SR EDSON CAMARA, REGIONAIS, SUPERVISORES,GERENTES E TODOS AMIGOS COLABORADORES.
    MUITO OBRIGADO.

    AQUELE ABRAÇO.

    ROSANGELA DE SOUZA
    ESCRITA FISCAL
    MATRICULA: 5418

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Sr.Edson

    Gostaria a principio de agradecer a grande oportunidade de fazer parte dessa equipe dos PDG-2011, pois alem de ser um desafio, é a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, de crescer, desenvolver, interagir e colocar em pratica o que estou vivenciando na faculdade.
    Pra ser um gerente trannee, na minha concepção alem das caracteristicas ja citadas, tem que ter prazer,paixao, sinergia,acordar com a vontade de vencer,ter objetivos claros, contagiar a equipe, coordenar as ações, planejar, não só delegar, mas acompanhar,fazer bem feito.Um gerente Tranee, deve ser flexivel e saber equilibrar os (Não). mantem cliente,por paixao,conserva-os e sempre conquista mais mais. pois eles sao e sempre serão o foco. Fazer com os clientes se sintam importantes,atende-lo com prazer, com parceria e com disposição.
    O PDG,é a oportunidade que temos, para aprender,transformar e desempenhar com excelencia e com paixao a Função de UM SUPER GERENTE PAGUE MENOS.´

    UM GERENTE PAGUE MENOS,TEM QUE SER RESILIENTE acima de tudo!!!


    aproveito e deixo uma sugestão, de um filme que assistir, que aborda caracteristica de um gestor. assistam e vejam qual delas vocês se identificam.
    O FILME: PONTE SOBRE O RIO KUWAI.


    " o fracasso, nao é a recompensa para quem luta com dignidade".

    obrigada ao sr Edson, aos meus amigos colaboradores e parceiros,familia que sao meus grandes incentivadores, minha gerente Serly lima,e todos que fazem parte dessa familia PAGUE MENOS...


    SAMARA TEIXEIRA
    ESCRITA FISCAL
    MATRICULA: 15153

    ResponderExcluir
  13. O PDG Trainee tem sua importancia por se tornar um meio de crescimento profissional, proporcionando uma oportunidade de liderar equipe em busca de metas e objetivos tanto da empresa,como pessoais. o trainee sabe onde esta pisando,pois tem base,não é jogado simplismente na loja pois o programa esta oferecendo KNOWHOW junto a diretoria operacional, ou seja, excelente conhecimento na area pretendida por nós conquista-la, com apoio e orientaçao de todos que fazem o PDG.


    DAVI RODRIGUES
    MATRICULA: 19452
    ESCRITA FISCAL

    ResponderExcluir
  14. Sr. Edson,

    Venho aqui para falar um pouco do que estou vivendo hoje, me vejo diante de um desafio. Há cinco meses vivia apenas pro meu trabalho e para minha família. Hoje muita coisa mudou, veio tudo ao mesmo tempo, faculdade, PDG e meu filho que não morava comigo, não está sendo fácil dá conta de tantas funções, mas não sou de baixar a cabeça para as dificuldades da vida, procuro vê nelas, uma chance para o amadurecimento. Isso é automotivação.

    Depois que entrei na Pague Menos, sempre pensei em ser gerente dessa empresa que encanta clientes e funcionários, tenho muito orgulho em responder quando me perguntam onde trabalho.
    Sinto-me na Pague menos como se estivesse com minha família, encontro nela um alicesso, uma base para a minha vida.
    Então veio o PDG, onde estou tendo uma oportunidade para crescer e aprender, nele encontro dicas de como ser um bom gerente, nos preparando para essa vida que nos exige cada vez mais. Estou feliz de fazer parte dessa família.
    Meus agradecimentos primeiramente á Deus, a Pague Menos, por essas e outras oportunidades e ao Sr. Edson, sempre passando todo seu conhecimento, a Márcia do RH, pela sua inteligência, vontade e disposição para com minha pessoa, minha chefe, pelo apoio, e meus colegas de trabalho que são responsáveis pelo incentivo do dia-a-dia.

    Grato,

    Tacilio Sousa
    Escrita Fiscal
    Matricula: 17065

    ResponderExcluir
  15. A Farmacia Que Abracou o brasil Realmente Nos Fascina a Cada Dia I Acredito Que Em Breve Estara Abracando Todo o Mundo.

    Eu Me Sinto Lisonjeado Em Estar Inscrito No Pdg , Apesar de Ser Um Filho " Cacula" Nessa Familia Enorme Que E A Pague Menos.

    Ainda Nao Participei de Nenhuma Missao , Ate Poq Ainda Nao Chegou...Rs!

    Estou Bem Ansioso, Fico Sempre Atento Aos Emails.

    Ser Profissional É Imprescindivel Para Ser Um Futuro Gestor da Pague Menos I Trabalhar Mto. Afinal, O Unico Lugar Em Que Sucesso Vem Antes De Trabalho Eh no Dicionario.

    ResponderExcluir
  16. Ola sr Edson, ganhamos o certificado ZERO DEFEITO dia 11 de agosto e o sr disse para nos inscrever no PDG, gostaria de saber como faço para fazer a inscrição? Felipe - Farmacêutico LJ 498, Nova Friburgo -RJ, abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para se inscrever basta enviar um email para pdg@pmenos.com.br através do email da sua loja.

      Excluir

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.