quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ninguém conversa mais?

Ninguém conversa mais?

Provavelmente eu já falei sobre isso aqui mesmo no blog, mas como a tendência piorou resolvi abordar o tema novamente. Recentemente fiz uma longa viagem de trabalho onde durante as refeições, almoços, jantares, café da manhã, e nas longas horas de estrada entre uma cidade e outra, as pessoas que me acompanhavam e eu interagíamos um pouco mais apesar de termos passado o dia todo juntos.


Durante o dia, enquanto trabalhávamos a conversa fluía normalmente em torno dos assuntos do trabalho, mas nos momentos que ressaltei acima, normalmente, cada um, eu inclusive, voltávamos nossas atenções para os nossos smartphones e iPads. Eu sei, você vai me dizer que o mundo hoje é assim, ultra conectado 24 horas por dia, todo mundo tem que saber o que todo mundo faz, via facebook, instagram, twitter, foursquare, e-mails urgentíssimos, WhatsApp e por ai vai. Concordo inteiramente e até uso e acho vital nos dias de hoje esta comunicação a velocidade da luz. MAS, coloco aqui este MAS com letras maiúsculas, porque o negócio está meio exagerado e passando do limite.

Se é conversando que agente se entende, então é por isso que...

De uma olhada em sua volta, agora mesmo deve ter gente ultra focada nas suas telinhas e com gente em volta.

Algumas cenas comuns, identifique-se, por favor:

  • Você envia um e-mail para seu colega que trabalha na sala ao lado e as vezes na mesma sala.
  • Você vai almoçar com alguém e a primeira coisa que os dois fazem é fazer o check-in no facebook ou foursquare.
  • Você participa de uma reunião mais dá uma olhadela no seu smartphone a cada minuto para ver se chegou algo.
  • Você verifica o seu e-mail a cada minuto.
  • Você está em casa com a familia, e cada um está imerso em seu "geek" checando e-mails, facebook e etc..

A lista é infindável  e todos nós estamos dentro dela em uma ou mais  situações.

Pare para pensar...

Você sabe conversar ainda? Sabe articular um pensamento ou uma ideia verbalmente? faça uma análise e veja o quanto você tem dedicado a este universo on-line e perdendo o que está em volta.

É difícil viver desconectado, eu por exemplo, estou totalmente na nuvem, todos os meus arquivos e aplicativos de trabalho estão na nuvem, não vivo sem internet. Mas, gosto de conversar ao vivo e a cores com as pessoas.

Quando preciso de algo e a pessoa está ao meu alcance pessoal ou por telefone, prefiro mil vezes interagir ao vivo e até confirmo depois por e-mail, mas prefiro conversar pessoalmente. Os resultados são bem melhores.

E-MAIL NÃO EXPRIME EMOÇÃO NEM TOM DE VOZ

Portanto, prefiro olho no olho do que telinha e telona para conversar e trocar ideias.

Minha filha teve um desencontro no último final de semana com amigos simplesmente porque combinaram tudo por WhatsApp e no final ninguém sabia onde era o ponto de encontro.

Ao mesmo tempo, grandes manifestações foram organizadas via facebook no Brasil inteiro, então isso também funciona.

O Fato é que, tudo em exagero é prejudicial, e o meu ponto aqui é defender que não deixemos de interagir pessoalmente com as pessoas. Só isso.

Ficarei feliz em ouvir ou ler a sua opinião a respeito.


 

2 comentários:

  1. Realmente o ser humano não tem mais o hábito de conversar pessoalmente.
    As pessoas parecem saber mais conviver com um dia inteiro de greve do que se conformar que sua bateria de celular esta acabando.
    Até mesmo discussões estão sendo resolvidas pelo meio mais conhecido ....... o SMS.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.