domingo, 23 de maio de 2010

Sua equipe de vendas também vende sua imagem a cada segundo

Esta semana debati com algumas pessoas que ainda usam o termo argh! "balconista" para se referir a equipe de vendas. Aproveitei para pensar no tema um pouco mais, tenho uma palestra se aproximando e este assunto caiu do céu. A equipe de vendas de uma loja, não importa o tamanho da loja ou da equipe e nem o que ela vende, na verdade é composta de todas as pessoas que trabalham naquele lugar a cada momento, principalmente as pessoas que lidam com outras pessoas. E mais ainda não é só durante o o horario de trabalho delas, o fato é que todos que trabalham em nossa equipe são nossos vendedores 24 horas por dia. Em qualquer lugar, na feira, no colegio, na igreja, no campo de futebol, falou com alguem sobre nós, então está nos vendendo. O cliente que compra imagem também compra mercadorias. Nos tempos atuais do twitter, facebook, orkut e youtube, é bom ter muito cuidado na hora que resolver chamar o seu campeão de vendas de argh! "balconista" novamente. Trate sua equipe de campeões como campeões e a sua imagem estará sempre preservada.

5 comentários:

  1. Oi, Edson! É interessante o que você disse sobre ser vendedor 24 horas por dia, pois na última reunião que fiz com a minha equipe falei justamente a respeito desse assunto.Eu falei p/ eles,que se eu estiver em alguma loja que houver alguém comprando determinado produto que eu sei que na minha loja é mais barato, eu abordo o cliente e falo: "sabia que esse produto é mais barato na PM?" E dou o endereço da loja. Já conquistei vários clientes dessa forma. Um dia, comentei em um aniversário de criança que haveria uma promoção de fraldas e rapidinho consegui encomendas de várias mães que estavam lá.Eu acredito, que se todos os vendedores fizerem assim, nunca faltarão clientes para bater metas.

    Um abraço!

    Ticiane Aragão

    ResponderExcluir
  2. Legal este tema, Edson!

    Considerando que todos somos vendedores 24hs (começamos vendendo nossa imagem, nossas idéias...), inclusive as pessoas que possuem profissões altamente técnicas (de médicos à físicos) e que não percebem (ou não querem perceber) que somos todos vendedores. Esse assunto lembra o livro do Og Mandino, O maior vendedor do mundo.

    Abraços,

    Albery

    ResponderExcluir
  3. "De acuerdo"! Inclusive os eventos institucionais acontecem também para isso, para reforçar a imagem da empresa perante a sociedade. "O cliente que compra imagem também compra mercadorias".

    Agora, e quando as pessoas da equipe insistem em não fazer bem seu marketing pessoal? Sabendo nós que essa imagem negativa refletirá na imagem da empresa?

    Como devemos proceder?

    See you!

    ResponderExcluir
  4. Respondendo a pergunta da Mirella. No meu modo de ver, se alguém "não faz bem o seu ,marketing pessoal" e com isso "fala mal" da empresa ou das pessoas desta deve existir alguma razão, ninguém joga contra desde o inicio, algum evento no meio do tempo fez com que a sua atitude mudasse, por esta razão devemos ficar "antenados" no comportamento do nosso pessoal, o melhor remédio para isso é CONVERSAR com todos, sempre que puder. Aqui na empresa, usamos um ferramenta chamada Plano de Vôo com esta finalidade. se você quer ter pessoas felizes e produtivas, trate-as com respeito e atenção e use seus dois ouvidos e seus dois olhos antes de usar sua boca.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho lido as mensagens no seu blog e aprendido muito. Com toda a sua experiência, seus ensinamentos tem sido de grande valia para o meu dia-a-dia na loja. Concordo quando diz que é conversando que a gente se entende! Fico ansiosa para ver as novidades no Blog. Virgínia Cláudia BGM-24.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.