terça-feira, 24 de julho de 2018

O ROUBO DA TAÇA JULES RIMET E O RESPEITO BRASILEIRO AS TRADIÇÕES.

Para quem não conhece a taça Jules Rimet era o troféu que o campeão da Copa do Mundo recebia ao conquistar o título nas copas do mundo até 1970.

Havia uma regra criada pela FIFA que o país que conquistasse o campeonato três vezes receberia a posse definitiva da taça.

O Brasil ao conquistar o tricampeonato na copa do México em 1970 recebeu este privilégio.

A Taça Jules Rimet foi erguida pelos capitães Bellini (58), Mauro (62) e Carlos Alberto (70)


A taça Jules Rimet tinha esse nome em homenagem ao francês do mesmo nome, terceiro presidente da FIFA, foi ele quem criou a Copa do Mundo que teve sua primeira edição em 1930 no Uruguai, onde o país sede conquistou o primeiro campeonato.

O objetivo do torneio era promover a integração das nações através do esporte a exemplo dos jogos olímpicos.

O troféu recebeu seu nome a partir de 1946 em sua homenagem.

O francês Jules Rimet foi o criador da Copa do Mundo.


A taça Jules Rimet veio definitivamente para o Brasil após a conquista do tricampeonato em 1970 no México e ficava exposta na sede da CBD, atual CBF. A taça foi roubada em 1983.

Esta não foi a primeira vez que a taça havia sido roubada, em 1966 as vésperas da Copa do Mundo que aconteceria na Inglaterra no mesmo ano, a taça também foi roubada em março daquele ano de 1966.

A taça foi achada dias depois por um cachorro, chamado Pickles.

O cachorrinho Pickles que achou a taca Jules Rimet em 1966


Curiosamente, conforme citação no livro "Day of the Match", quando o troféu foi roubado pela primeira vez em Londres, um assessor da Confederação Brasileira de Futebol disse que este era um sacrilégio que jamais seria cometido no Brasil, onde até mesmo os ladrões eram apaixonados por futebol.

Leia mais sobre o primeiro roubo da taça aqui:

O ROUBO DEFINITIVO DA TAÇA JULES RIMET EM SOLO BRASILEIRO


O Roubo da taça Jules Rimet em 1983 ocorreu na noite do dia 19 de dezembro de 1983. O roubo aconteceu no prédio da CBF na Rua da Alfândega, 70, centro do Rio de Janeiro.

O roubo de 1983 causou comoção nos brasileiros, pois a Taça era um dos maiores símbolos do "orgulho nacional".

A Polícia Federal foi mobilizada para elucidar o desaparecimento da taça.

A taça Jules Rimet, que tinha essa denominação por ser um troféu em forma de taça, tinha aproximadamente 3,8 quilos de ouro e valeria aproximadamente R$ 570 mil reais a dinheiro de hoje. O caso teve uma grande repercussão no mundo inteiro.

Jornais, tanto nacionais quanto internacionais, noticiaram com assombro o roubo do símbolo do tricampeonato.


A taça nunca foi encontrada, 4 pessoas foram presas e condenadas pela possível participação no assalto. leia mais sobre o roubo da taça Jules Rimet aqui


SE A ITÁLIA TIVESSE CONQUISTADO O TRI EM 1970, SERÁ QUE A TAÇA JULES RIMET AINDA EXISTIRIA?


O seleção brasileira conquistou a taça Jules Rimet ao ganhar da seleção italiana na final da Copa do Mundo do México em julho de 1970, o placar final foi de 4 x 1 para o Brasil.

O que me pergunto é, SE a Itália tivesse ganho aquele jogo, também seria tricampeã, a seleção azzurra como é conhecida, havia ganho o troféu previamente nas copas de 1934 e 1938.

Assisti uma declaração do rei Pelé em um programa do Globo News, da época do roubo em 1983, onde o eterno rei do futebol dizia: "No Brasil se rouba tudo, porque não roubariam a taça também".
Me perdoem os que não concordarem, mas o que se vê no Brasil atualmente, 35 anos depois do roubo, é exatamente isso. Se rouba de tudo no Brasil.

O rei Pelé e a taça Jules Rimet

O pior é que a imagem do Brasil, depois da copa de 2018, será lembrada pelos vexames do Neymar. A copa de 2014 nos deixou o 7 X 1, e até nossa conquista mais brilhante, o tricampeonato em 1970 nos remete ao vexame de ter deixado o troféu original de uma das conquistas principais do Brasil, sumir, evaporar, desaparecer para sempre.

A minha fé como brasileiro continua, o Brasil vai melhorar e depende de nós brasileiros, as próximas eleições são uma oportunidade de começar a mudar.

Pra frente Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.