quinta-feira, 19 de julho de 2018

FICAR MUITO TEMPO SENTADO É PIOR QUE FUMAR

Photo by Caleb Minear on Unsplash

Quando você pensa em algo que pode ameaçar sua vida, provavelmente não pensa em sua cadeira no trabalho.

Mas, essa é a nova ameaça potencial à sua saúde de acordo com pesquisas recentes.

Pesquisas mostram que você pode reduzir suas chances de contrair diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, dores nas costas, entre outras, tudo com uma simples mudança de estilo de vida: reduzir o tempo que você fica sentado.

“Ficar muito tempo sentado é mais perigoso do que fumar, mata mais pessoas do que o HIV e é mais traiçoeiro que o paraquedismo. 
“Ficamos sentados tempo demais aguardando a morte chegar” , diz James Levine, professor de medicina da Mayo Clinic,. "Nossas confortáveis cadeiras ergométricas vão nos matar."

Não sei se você já ouviu o novo ditado, "sitting is the new smoking", em tradução livre, algo como: FICAR MUITO TEMPO SENTADO É PIOR QUE FUMAR. Que é creditado ao Dr. Levine.

"O ser humano não foi projetado para ficar sentado", afirma o Dr. Joan Vernikos, ex-diretor da Divisão de Ciências da Vida da NASA e autor do livro "Sitting Kills, Moving Heals". mais ou menos: “Sentar mata, mexa seu sapato". O corpo é uma máquina de movimento perpétuo."

O Dr. Levine estima que nos Estados Unidos as pessoas passam mais da metade do tempo acordado sentados, assistindo TV, dirigindo, sentado em uma mesa no trabalho ou em casa.
No Brasil não é diferente ou até pior.

FAZER EXERCÍCIOS NÃO COMPENSA LONGOS PERÍODOS SENTADOS


"Mas eu treino várias vezes por semana". você diz.
Não importa. A pesquisa mostra que, embora o exercício seja bom para você, ele não compensa o dano causado por períodos prolongados sentados .

O professor Marc Hamilton, Ph.D do Centro de Pesquisas Biomédicas de Pennington, disse à revista  Men's Health: “O problema ocorre com quem fuma e com quem não fuma. Com quem se exercita regularmente e com quem é sedentário. Ficar sentado é um fator de risco independente ”.

NÃO ADIANTA FAZER MAIS EXERCÍCIOS


Ele explica ainda: “Não adianta fazer mais exercício. O exercício é bom, claro, mas quem frequenta a academia nunca fará o suficiente para neutralizar o efeito de horas e horas de tempo de cadeira.”
Katy Bowman, cientista e autora do livro “Mova seu DNA: restaure sua saúde através do movimento natural”, declarou: "Você não pode compensar 10 horas sentadas com uma hora de exercício."

COMO EVITAR FICAR SENTADO MUITO TEMPO


"O objetivo é minimizar o tempo sentado, especialmente o tempo sentado contínuo, e seguir um programa regular de exercícios", diz Timothy Church, pesquisador do Pennington Biomedical Research Center.

Dá pra fazer muitas coisas, mesmo pra quem trabalha sentado. (Não vejo como um motorista de ônibus ou táxi faça isso, mas aí é outra história):

5 MOVIMENTOS PARA DIMINUIR O TEMPO SENTADO


MOVIMENTO 1 - BEBER MUITA ÁGUA


Além de ser um bom hábito, você vai se levantar e ir ao banheiro com frequência.
Procure o banheiro mais afastado da sua mesa possível.

MOVIMENTO 2 - LEVANTE E PROCURE


Eu fazia muito isso quando trabalhava em escritório. Levantar e ir até a mesa de um colega quando tinha uma pergunta a fazer, ao invés de enviar um e-mail ou usar o WhatsApp.

MOVIMENTO 3 - REUNIÕES EM PÉ


Faça reuniões em pé ou caminhando com uma ou poucas pessoas..

MOVIMENTO 4 - USE SEU CELULAR


Defina um alarme no seu telefone ou computador para ficar em pé ou mover-se a cada 20 minutos.

MOVIMENTO 4 - ESTACIONE LONGE DA ENTRADA


Este eu não fazia, mas é bom, exceto nos dias de chuva, estacione o mais longe possivel da entrada.do seu scritório. Se você anda em transporte público, desça uma parada antes e vá andando até o seu destino final..

MOVIMENTO 5 - SUBA E DESÇA DE ESCADA


Se você trabalha em um andar muito alto, desça do elevador um ou dois andares antes do seu e complete a subida ou descida pelos degraus..

Estas são apenas algumas sugestões para ficar em pé o máximo de tempo possível durante o dia, use sua imaginação para criar outras.

Sua saúde agradece.

fontes:
http://www.startstanding.org/sitting-new-smoking/
https://www.huffingtonpost.com/the-active-times/sitting-is-the-new-smokin_b_5890006.html
https://www.theactivetimes.com/ways-sitting-shortening-your-life/slide-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.