quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Preciso de ajuda para entender o Facebook

facebook-logoO facebook é uma sacada genial, sem dúvida. Certamente foi uma ideia que foi amadurecendo até chegar no que é hoje. Já assisti ao filme que conta “mais ou menos” a história toda.

Mas o meu problema é outro. Eu não consigo entender a lógica das postagens do facebook. Na minha última contagem eu constatei 1425 pessoas “amigas” na minha conta “Edson Camara”. Eu uso o facebook basicamente para postar coisas do meu trabalho, de minhas viagens e para divulgar artigos, revistas, livros interessantes que li ou estou lendo. Também uso para divulgar os meus blogs. Até divulgo os filmes que assisto de minha coleção de dvds.

É aí que começo a ficar confuso sobre a eficiência deste canal para estas finalidades. Por exemplo, quando compartilho uma informação que ao meu ver é importante para conscientização social, politica ou financeira, o retorno das mãozinhas do “curtir” e “comentar” é muito pequeno, na maioria dos casos não chega a 1% das 1425 pessoas que me acompanham. Talvez seja muita pretensão minha ou até o que é importante para mim pode não ser para outros.

facebook-like-buton

Quando vejo a minha página de “feed de notícias” constato que a grande maioria dos posts são de “mensagens” e “frases” já prontas com imagens dos mais variados tipos que teoricamente “reforçam” estas mensagens. Há mensagens de todos os teores, religiosas, esportivas, politicas, preconceituosas, bonitinhas, espirituosas, contemplativas, de broncas, de elogios e por ai vai.

A outra grande parte são fotos pessoais de indivíduos ou eventos das pessoas da rede, nada errado ai, o facebook foi criado para isso mesmo, socializar.

protest-on-the-streets-thumb6708092

Se é para isso mesmo, ótimo, vamos curtir, mas será que todo o dinheirão gasto para manter este troço funcionando não poderia ser aproveitado para “mudarmos” ou “tentarmos” nos instruir mais, nos fortalecer mais como sociedade e grupo e fazer-nos ser ouvidos com mais atenção e foco? Perdoem-me se não me faço entender, mas vejo o mundão fervilhando e nosso mundinho “facebookiano” cheio de “coisinhas” e futilidades. Desculpem se pareço arrogante e pretencioso, não era esta a intenção.

Por isso peço que me ajudem a entender o Facebook.

Um comentário:

  1. Edson, realmente o facebook foi criado com um intuito e hoje, parece que o mesmo perdeu o sentido.
    Hoje, quando olhamos ao nosso redor, vemos que as pessoas deixam de conversar com a pessoa que está ao seu lado para que possa atualizar e comentar algo do Facebook ou mandar textos SMS.
    Aí que vem a sua pergunta novamente.. Será que o uso da tecnologia está sendo algo para socializar, ou dessocializar? Está sendo algo para aproximar ou desaproximar pessoas?
    Um cordial abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.