quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Plano de Visita de Supervisão

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Plano de Visita de Supervisão

O que é isto?

Um Plano de Visita de Supervisão é uma lista de tópicos que serão observados e informações que serão coletadas durante uma visita de supervisão.

Quem deve usar isto?

Gerentes, Supervisores e quem mais estiver envolvido na operação

Por que usar isto?

Uma visita de supervisão só é plena e eficaz quando planejada. Por que seu tempo é limitado e precioso e é impossível supervisionar tudo a todo tempo.

A chave para o sucesso é supervisionar seletivamente.O que requer a identificação de atividades criticas que devem ser supervisionadas rotineiramente e outras que requerem atenção menos frequente.

Quando usar isto?

O correto é sempre planejar sua visita de supervisão com antecedência para não esquecer exatamente aquelas atividades criticas a operação.

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Como usar isto?

Antes de iniciar qualquer visita de supervisão determine as atividades que serão observadas e garanta que todas as informações sobre estas atividades foram coletadas com precisão. Um plano de visita eficiente deve conter:

Atividades criticas e vitais para operação: São atividades tão importantes que o negócio não anda sem elas e devem ser observadas em todas as visitas de supervisão. Para saber quais são estas atividades, relacione:

Quais atividades são indispensáveis ao sucesso do nosso negócio?

Quais atividades são recém implantadas?

Quais atividades são mais difíceis para a equipe de funcionários?

Quais atividades mostram a interação com os clientes, o nível de serviço e qualidade oferecida pela equipe?

Quais atividades causam mais problemas para a equipe?

Atividades menos relevantes: São atividades que podem ser supervisionadas com menos frequência e não causam impacto direto a operação.

Atividades de Suporte: São atividades que devem ser verificadas em todas as visitas, por exemplo, folha de ponto, escala de revezamento, relatórios de venda, registro de ocorrências, níveis de estoque, auditorias financeiras. Estas são tarefas que devem ter atenção em todas as visitas de supervisão.

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Guia de Supervisão: Todo Supervisor deve ter um guia ou uma lista de perguntas e tópicos que devem ser cobertos em suas visitas. Também útil é ter uma relação de indicadores de comparação de resultados e desempenho para constatação do nível de serviço de cada unidade.

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2 comentários:

  1. Olá, Sr. Edson!!!
    Muito interessante suas postagens, acompanho seu trabalho, confesso que discordo de algumas coisinhas, mas o que seria da vida se não fossem as diferenças!

    Sou jovem e tenho pouca experiência administrativa, tenho passado por dificuldades na empresa em que trabalho, sei que não é um consultor, mas gostaria muito se saber sua opinião (seria importante pra mim) sobre o seguinte problema:

    A pessoa que é superior a mim, anda cometendo ilícitos na empresa, e sei que se os chefes maiores souberem vai ferrar todo mundo, inclusive eu, como falar com os superiores maiores sem ser mal entendida(tipo eles pensarem que quero o cargo e me demitirem por isso), quando se fala em chefes, não tenho voz na empresa, enquanto meu superior é super considerado, no entanto ele anda fraudando, cometendo atos ilegais que prejudicará muita gente humilde, honesta e trabalhadeira.
    É uma situação super complicada, uma vez que outras pessoas são envolvidas "inocentemente", estando apenas cumprindo ondens, e como eu não podem falar pois tem medo do chefe...
    Estando você numa situação desse tipo, o que faria???
    Só pra complicar:
    Vc é pai de familia, não tem pespectiva de novo emprego e seu emprego atual é muito+ muito importante mesmo...

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    Respostas
    1. Não costumo responder a anônimos, mas vou abrir uma exceção.

      Vou relatar como EU procuro me defender deste tipo de coisa.

      É muito difícil nadar contra corrente, mas não é impossível, entretanto é necessário alguns cuidados.

      Ter alguém em que se confie para acompanhar o processo como "testemunha" não jurídica, mas de comportamento é importante, uma especie de tutor, o ideal é que seja de dentro da própria firma, um gerente de RH ou um psicologo, por exemplo.

      Eu, por exemplo, tenho alguém a quem confio as minhas reflexões e me ajuda nos conclusões e opções de ação.

      NO seu relato, você refere a palavra ilícito, mas não define no que. Ilicitude pode ser varias coisas e ter varias interpretações. Resumindo, você deve relatar o que sabe e pode provar evidentemente a alguém dentro da empresa. Toda empresa tem um meio de comunicação anonimo, a menos que seja uma empresa muito pequena e retrograda.
      Procure este canal, anonimamente, por e-mail ou carta e relate o que sabe.
      Depois deixe que os "superiores" façam o que tem que fazer e se afaste do fogo.

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