Vá até o banheiro e dê uma geral lá! |
_Vai lá e dá uma geral.
Eu fico imaginando o que se passa na cabeça de alguém quando ouve uma instrução como esta, tão clara e precisa sobre o que ela precisa fazer.
Clareza e objetividade
Dar uma Geral pode ter milhares de significados dependendo do que e do quando, e de qual contexto a instrução é dada. Para uma instrução direta ser executada é necessário clareza e objetividade.
Ordem e instrução
Ao se dar uma ordem ou instrução é importante que além do emissor saber exatamente o que quer, que também tenha capacidade de expressar este desejo através de palavras em mensagens claras e objetivas para que o receptor possa entender e cumprir a tarefa corretamente.
Dando uma geral |
Quando algo precisa ser feito, quem vai fazer deve saber em quanto tempo e em qual prioridade e lugar esta tarefa deve ser executada. Por exemplo, ao visitar uma loja, você como Gerente ou Supervisor, verificou que a manutenção hidráulica está ruim, existem torneiras pingando e o cano do esgoto da chuva está rachado. Se você orientar o responsável da manutenção desta forma:
_ Vem aqui na loja que está precisando de uma geral na parte hidráulica.
Além de não deixar claro o que deve ser feito, não ficou claro também nem onde e nem quando deve ser feito. Existe uma grande possibilidade do encarregado da manutenção vir a loja e não enxergar o que você queria e não fazer nada.
Instrução clara + Acompanhamento = Serviço bem-feito
Portanto, para evitar frustração, reprimendas e desgaste (o famosos stress), diga as suas pessoas exatamente o que espera que elas façam, deixando claro, o que, o quando e até o como quer que as tarefas sejam completadas. Agindo desta forma, o encarregado da manutenção virá visitá-lo sabendo exatamente que deverá apertar as torneiras e verificar se o cano do esgoto da chuva deve ser trocado ou simplesmente reparado poupando tempo, re-trabalho e desperdício de recurso humano e financeiro.
IMPORTANTE, não esqueça de voltar lá e verificar se as "coisas" saíram do jeito que você queria, caso não estejam do jeito que você esperava, re-avalie sua forma de comunicação e faça certo da próxima vez.
Sempre e bom uma reciclagem de informações,
ResponderExcluirEdson você e show só faltam um regimezinho.
Caro, Jameson, já estou de dieta, dá uma olhda lá no meu novo blog que fiz só para isso
ResponderExcluirhttp://edsoncamaravaiemagrecer.wordpress.com/
É muito interessante visitar o seu Blog.Essas informações são muito importantes para quem está realmente disposto a lidar com pessoas e como eu necessito muito dessa aprendizagem, só tenho a agradecê-lo por transmitir toda essa aprendizagem que enriquece os meus conhecimentos.
ResponderExcluirMuito Obrigado!
Obrigado, Maria, as idéias para o blog aparecem no dia a dia, esta por exemplo foi presenciada por mim em minha ultima viagem.
ResponderExcluirUm abraço