domingo, 23 de janeiro de 2011

Vai lá e dá uma geral!

Vá até o banheiro e dê uma geral lá!
Estou no ramo de pessoas, por assim dizer, há muito tempo, e ainda me surpreendo quando vejo um gerente ou supervisor dirigir-se a um membro de sua equipe e dizer:
 _Vai lá e dá uma geral.
Eu fico imaginando o que se passa na cabeça de alguém quando ouve uma instrução como esta, tão clara e precisa sobre o que ela precisa fazer.

Clareza e objetividade
Dar uma Geral pode ter milhares de significados dependendo do que e do quando, e de qual contexto a instrução é dada. Para uma instrução direta ser executada é necessário clareza e objetividade.


Ordem e instrução
Ao se dar uma ordem ou instrução é importante que além do emissor saber exatamente o que quer, que também tenha capacidade de expressar este desejo através de palavras em mensagens claras e objetivas para que o receptor possa entender e cumprir a tarefa corretamente.

Dando uma geral
Tempo e espaço
Quando algo precisa ser feito, quem vai fazer deve saber em quanto tempo e em qual prioridade e lugar esta tarefa deve ser executada. Por exemplo, ao visitar uma loja, você como Gerente ou Supervisor, verificou que a manutenção hidráulica está ruim, existem torneiras pingando e o cano do esgoto da chuva está rachado. Se você orientar o responsável da manutenção desta forma:
_ Vem aqui na loja que está precisando de uma geral na parte hidráulica.
Além de não deixar claro o que deve ser feito, não ficou claro também nem onde e nem quando deve ser feito. Existe uma grande possibilidade do encarregado da manutenção vir a loja e não enxergar o que você queria e não fazer nada.

Instrução clara + Acompanhamento = Serviço bem-feito
Portanto, para evitar frustração, reprimendas e desgaste (o famosos stress), diga as suas pessoas exatamente o que espera que elas façam, deixando claro, o que, o quando e até o como quer que as tarefas sejam completadas. Agindo desta forma, o encarregado da manutenção virá visitá-lo sabendo exatamente que deverá apertar as torneiras e verificar se o cano do esgoto da chuva deve ser trocado ou simplesmente reparado poupando tempo, re-trabalho e desperdício de recurso humano e financeiro.
IMPORTANTE, não esqueça de voltar lá e verificar se as "coisas" saíram do jeito que você queria, caso não estejam do jeito que você esperava, re-avalie sua forma de comunicação e faça certo da próxima vez.

4 comentários:

  1. Sempre e bom uma reciclagem de informações,
    Edson você e show só faltam um regimezinho.

    ResponderExcluir
  2. Caro, Jameson, já estou de dieta, dá uma olhda lá no meu novo blog que fiz só para isso
    http://edsoncamaravaiemagrecer.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. É muito interessante visitar o seu Blog.Essas informações são muito importantes para quem está realmente disposto a lidar com pessoas e como eu necessito muito dessa aprendizagem, só tenho a agradecê-lo por transmitir toda essa aprendizagem que enriquece os meus conhecimentos.

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Maria, as idéias para o blog aparecem no dia a dia, esta por exemplo foi presenciada por mim em minha ultima viagem.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.