domingo, 30 de janeiro de 2011

SINCLAIR 1000

Foto original do meu computador timex 1000
 que trouxe dos Estados Unidos em 1983
Estava dando uma olhada nuns sites retrô a cata de anúncios vintage e dei de cara com uma relíquia, o computador pessoal Sinclair Timex 1000. Este foi o primeiro computador que comprei em minha vida, eu o trouxe dos Estados Unidos em 1983 quando estive lá a primeira vez. Paguei por ele U$ 200,00 (duzentos dólares) era uma pequena fortuna na época e mais U$ 24,00 (vinte e quatro dólares por cada software em fita cassete)


Minha mesa de trabalho em casa com meu Timex 1000,
 o gravador de fitas cassete  e a minha pequena
 TV que fazia o papel de monitor (em 1983)
O Timex Sinclair era um dos primitivos avançados da época, era movido a fitas cassete (alguém ai lembra disso) e linguagem basic, era mais ou menos assim que você tinha que dizer ao bichinho o que supostamente deveria fazer, sim por que nem sempre funcionava:


10 INPUT A,B 
20 FOR I=A TO B STEP 1
30 IF MOD(I,2)>0 THEN 50
40 PRINT I
50 NEXT I
60 END

Os softwares vinham em fitas cassete como estas duas que trouxe junto com meu
 timex 1000 em 1983. Custaram U$ 48,00, algo como uns 300 reais de hoje.
Tínhamos que programar as coisas bem facinhas e básicas e ai gravar em uma fita cassete e rezar para funcionar por que até o nível de ruído da gravação poderia influenciar o resultado final e fazer o seu trabalho de horas simplesmente dar em nada. O Timex não tinha monitor acoplado e era conectado a uma TV comum, que na época era branco e preto (Já existia TV colorida no Brasil mas custava os óio da cara e não era pra todo mundo). mesmo assim eu passava horas, as vezes a noite toda "tentando" fazer algo com o ele.
Trouxe dois programinhas, um para fazer contas, uma versão bem primitiva do excel e um de joguinhos ultra rudimentares, só traços, círculos e barulhinhos.
Foto do meu primeiro computador comprado em Nova York
 pela pequena fortuna de U$ 200,00 em 1983
Mas tudo isso era o máximo há 27 anos, UAU! como o tempo voa, em 1983 eu tinha 26 anos e toda a energia do mundo, eu também achava que podia fazer qualquer coisa que eu desejasse. Até que fiz muitas, êta saudosismo, ainda mais que eu pesava 78 quilos na época. nem eu acredito que era eu mesmo quando vejo uma foto em que apareço com peso humano.

Para quem quiser saber mais sobre computadores antigos (o site é todo em inglês)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.