sexta-feira, 4 de junho de 2010

A minha nova regrinha dos "CINCO"

Tenho certeza que você já ouviu falar na Regra dos 5, Segundo essa regra, de tudo o que nós escutamos, vemos, falamos, lemos ou escrevemos todos os dias, só 5% realmente interessam. O resto é descartável. Eu não concordo inteiramente com esta afirmação. Mas, não é desta regra que quero falar agora, esta nova regra dos 5, é criação minha mesmo, uma coisinha simples, mas que todos nós fazemos diariamente sem sentir, estatística, isso mesmo, estatística. Pode prestar atenção que você faz mais estatística no seu cotidiano do que imagina, quer ver? Pergunte a qualquer pessoa que trabalha com você, ou a você mesmo, quantos clientes ela já atendeu hoje? A resposta é estatística, destes clientes que ela atendeu hoje, quantos saíram sem comprar por que não encontraram o que queriam? Mais estatística. Quantos levaram aquele produto em promoção? Mais estatística. Quantos eram mulheres? Estatística. Quantos pagaram com cartão de crédito? Estatística. Viu só, você tabula dados estatísticos o tempo todo e nem sabia disso. A Proposta é a seguinte, vamos tornar este método mais produtivo e mais útil, para isso precisamos documentar estas estatísticas que naturalmente já fazemos, é hiper ultra blaster simples: Vamos usar como exemplo os clientes que deixaram de comprar por não encontrarem o item que vieram procurar. Esta é uma informação muito importante que depende da qualidade da amostragem, que foi feita. No inicio do dia pegue uma folha de caderno e escreva na primeira linha a data, e o titulo da estatística, por exemplo: “Clientes que deixaram de comprar”. Na segunda linha escreva à hora e a partir dai, para cada cliente que deixar a loja sem comprar trace uma linha até fechar um quadrado com uma ultima linha na diagonal, formando aquele quadradinho cortado ao meio. Desta forma para cada quadradinhos destes que você fizer, terá a quantidade de “cinco” clientes que deixaram a loja sem comprar. Ao final de cada hora, conte quantos “cinco” você registrou, multiplique pelo Ticket Médio da loja e calcule o quanto você deixou de vender no periodo “estatisticamente falando”, imagine uma loja com Ticket Médio de R$ 30,00 que reportou 20 “cinco” destes representados pelos quadradinhos, é só fazer a conta: 20x5x30=3000, ou seja R$ 3.000,00 em vendas perdidas. Tenho certeza que você vai começar a aprofundar esta estatística e vai querer saber os "quais" e os "quantos" de cada “cinco” destes. Simples assim.

2 comentários:

  1. A regra dos cinco tem feito sucesso por aqui... todo mundo aplicando depois do último fim de semana... simples e eficaz... Silvânia

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  2. Oi Edson,
    Gostaria que vc postasse algo sobre projeção de faturamentos de lojas em determinada região, observando não apenas a localização do ponto comercial, mas o número de habitantes do bairro.

    Abraços,
    Roberta Andrade

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