quarta-feira, 18 de junho de 2014

As utilidades e inutilidades da Internet

Chris Anderson do TED
Chris Anderson, o dono da TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) um site sem fins lucrativos que organiza e disponibiliza palestras sobre os mais diversos temas gratuitamente na internet é o entrevistado das paginas amarelas da revista Veja de 18 de junho de 2014 (edição 2378). Li a entrevista com curiosidade para entender o que leva uma pessoa a criar e distribuir material de alto nível de debates e discussão para qualquer um que possa acessar e ver os vídeos. É bom ver uma pessoa determinada a fazer ou pelo menos mostrar como a nossa vida pode melhorar.

Já conhecia o TED e até já assisti algumas das palestras disponíveis mas não havia dado muita atenção até ler a entrevista do Chris Anderson. Entre diversas opiniões emitidas uma delas me chamou especial atenção: "Hoje é fácil ver-se mergulhado no mar de inutilidades da internet. Já é uma grande vitória convencer uma pessoa a deixar de ver centenas de vezes um vídeo amador de três golfinhos brincando com um cachorro e mostrar a ela que a internet tem coisas realmente interessantes". Realmente é fato, se você não se policiar, perderá seu tempo com "uma coisa leva a outra" dentro do infinito de coisas disponíveis na internet.

Não imagino a vida sem internet, é simplesmente inconcebível, mas também não acho que precisemos ficar conectados 24 horas por dia. Eu uso tudo da internet, Google, facebook, Gmail, Youtube, faço compras, pago contas e me instruo, e também me divirto muito. Entretanto tive que me disciplinar e policiar para não dedicar tempo demais a coisas que não me ajudarão a viver melhor. A vida corre aqui fora, na realidade real, e não na realidade virtual.

Assistir as palestras do TED (São em inglês, mas há algumas delas com legendas no Youtube) é sempre recompensador  e motivador.

A internet ao mesmo tempo que nos abre as fronteiras do mundo termina por nos fechar no nosso universo e nos prender em torno de nós mesmos e de nossos "facebook".

Capa do livro Inferno de Dan Brown
Gosto muito de ler, leio de tudo, revistas, textos na internet, livros no kindle e livros físicos de papel. Só não leio jornais, nunca gostei. Dedico no mínimo 2 horas por dia para manter minha leitura em dia e posso garantir que se aprende muito mais lendo do que navegando na internet. MAS, quando se juntam as duas coisas, ninguém segura. Só para dar um exemplo, quando estava lendo o novo livro do Dan Brown, INFERNO, me deparei com muitas descrições de cidades, lugares e de eventos históricos que não conhecia e nunca tinha visto, durante a leitura me acostumei a ir no Google e procurar mais informações e imagens, por exemplo, a cidade de Florença e fiquei maravilhado com as possibilidades, me acostumei com isso e hoje não consigo ler um livro sem ter o Google como assistente.

O que quero dizer é que a internet é a maior invenção de nosso tempo e com ela conseguimos viver melhor, o uso que se faz dela depende de cada um nós, mas seja lá como for o ideal é que se aprenda algo novo a cada dia e para isso a internet é imbatível. Agora mesmo estava atrás de um sinônimo para a palavra imbatível e o Google me deu varias dicas, não gostei de nenhuma.

Use a internet de forma positiva, produtiva e como fonte de aprendizado. Estabeleça algumas regras para não ficar tempo demais "navegando" e procure outras fontes de conhecimento como ler livros e revistas. Se você tiver alguma dica de como usar a internet para viver melhor eu adoraria saber.

5 comentários:

  1. Olá Edson Câmara, gostei muito desta última postagem em seu Blog, pelo motivo que acompanho o TED a alguns anos e tenho aprendido muito com ele. Conheci o TED através de uma cliente de meu antigo emprego que acabou se tornando uma grande amiga, ela me recomendou assistir os videos e fiquei feliz em lembrar dela através de sua postagem! Fui investigar em meu email e vi que quando conversamos sobre o assunto era 2011! O tempo passa bem rápido, muito aconteceu em 3 anos. Mais enfim, tento assistir os videos do TED pelo menos 1x por semana, tem muito assunto legal para refletir. Como sei que você viaja muito, este ano acontecerá o TED Global no Rio de Janeiro em outubro. Infelizmente não é para meu bolso (rsrs), pois é muito caro para participar, mais creio que depois eles vão disponibilizar as palestras on-line.
    Realmente não tem como viver mais hoje em dia viver sem a internet, só depende de nós filtrarmos o que fazer nela para nosso proveito.
    Gostaria de dar uma dica sobre este site chamado VEDUCA www.veduca.com.br, um site incrível com muito conteúdo, onde se encontra palestras desde universidades como UNESP à Harvard, muitas com legendas em português, inclusive palestras do TED,
    Espero que goste da dica. Obrigado
    att Rafael Salmazi - Mat 48381 Araraquara/SP

    ResponderExcluir
  2. Realmente a internet pode ser uma perdição se não filtrarmos o que fazemos nela. Eu conheço o TED a 5 cinco anos e já assisti muitas palestras interessantes. Outro site que conheci a pouco tempo é o coursera.org, que promove cursos on-line de vários temas desonvolvidos pelas grandes universidades do mundo. Iniciei um de sobre Microeconomia desevolvido pel Stanford University, foi sensacional. Se soubermos usar a internet temos muito a crescer como pessoa e profissional!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Rafael pelas dicas e comentários.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.