quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE (E A FELICIDADE)


Dicas para garantir um dia produtivo
Você fez sua lista de tarefas, estabeleceu as prioridades, anotou tudo na agenda, e por que não consegue manter seu dia produtivo? Por que aquela sensação chata no final do dia de que “não fiz nada hoje”?
Aqui vão algumas dicas para ajudar a resolver este probleminha.

ATENÇÃO E FOCO (Dedique um pouco de atenção e qualifique sua lista)
Ser produtivo significa que você deve desafiar a si mesmo pra conseguir matar toda a relação de coisas que você mesmo estabeleceu que tem que fazer. Se você criar uma lista, digamos mais realista, mais pé no chão, então cada dia poderá se transformar em uma sensação de vitória, de sentimento de dever cumprido e não aquela sensação de que não ganhai meu salário hoje. Um dos maiores prazeres em se elaborar listas de tarefas é RISCAR AS TAREFAS FEITAS!

TRABALHE SUA LISTA (Hábitos novos demoram pra pegar, mas tente  fazer este funcionar, vale a pena).

Não se encha de tarefas, trabalhe sempre conservadoramente, não superestime sua capacidade de execução.
Faça as coisas mais importantes primeiro, mesmo que sejam as mais chatas, e normalmente são.
Estabeleça limites para suas atividades, aloque o tempo mais apropriado para cada coisa, isto é particular de cada um e leva um tempinho para aprender.
EVITE ao máximo se distrair com internet, TV e telefone quando tiver um trabalho importante para fazer.
Diga não a qualquer coisa que extrapole seu tempo “normal” de fazer as coisas.
Desconfie das tarefas urgentes, principalmente aquelas que trazem algum componente emocional, normalmente estas não são importantes e prioritárias.

PENSE (com uma caneta na mão)
Ser produtivo requer FOCO, especialmente quando você deve fazer algo do qual outras pessoas estão em dependência.
Lembre-se que uma tarefa sempre leva a outra, um pensamento sempre leva a outro, uma conversa sempre leva a outra. É impressionante o tamanho que este bicho pode chegar se não o alimentarmos direito.
Mantenha sua agenda ou caderno de anotações junto de você o tempo todo. Anote tudo, no final do dia, você terá uma descrição de tudo que fez ou não fez. Tendo escrito, o seu diário estará lá e liberará sua memória e foco para EXECUTAR as coisas importantes ao invés de tentar lembrar-se do que diabo você disse ou ouviu durante o dia para este ou aquele. Manter suas idéias e pensamentos anotados também deixa sua linha de raciocínio registrado para que você avalie a sua evolução pessoal.

DEDIQUE SEU TEMPO (ao que realmente importa para você) 
Se tornando mais produtivo você terá mais controle do que faz e da maneira como faz, aumentando a qualidade de seus resultados.
Em cada tarefa ou projeto, procure dedicar-se as áreas que lhe trazem mais rendimento, mais produtividade. Tente identificar o desequilíbrio entre tempo gasto e prioridade. Use aquele velho e ainda atual conceito do 80/20. Onde a maioria de sua produtividade vem de uma pequena parte de foco e esforço.

Alguns exemplos:
Se você só tem meia hora para limpar a cozinha, empilhe primeiro os pratos sujos na pia antes de começar a limpar o chão.
Formate os pontos chave e a linha de sua apresentação, em papel, antes de se preocupar com as cores, fontes, gráficos e animações dos slides.
Leia primeiro o índice das revistas para escolher o que é importante e não deve deixar de ser lido antes de começar a ler desde a primeira página.
Se você tem alguma idéia para aumentar a produtividade pessoal, por favor, divida comigo.

Eu adoro escrever com caneta e papel, atualmente meus dois companheiros inseparáveis são a minha nova caneta pena Parker Jotter (baratinha)  e o meu caderno de bolso Cicero (de bolso mesmo, cabe no bolso da camisa ou da calça), além disso ele tem um papel super especial e gostoso de escrever.

5 comentários:

  1. acordar cedo, ir trabalhar...desempenho diário, organização,às vezes temos a impressão que não vamos conseguir cumprir a parcela da missão reservada para um determinado dia. No entanto vamos seguindo como se estivéssemos no piloto automático e no final, por mais difícil que tenha sido esse dia, tiramos de letra, já se preparando para o próximo dia...

    ResponderExcluir
  2. Uma vez alguém me disse que esta rotina diária e esta necessidade de produzir o tempo inteiro foi nos dada por Deus para nos manter no bom caminho. Infelizmente ou felizmente, o livre arbítrio, nos faz pisar na bola, as vezes bem pisada de vez em quando.

    ResponderExcluir
  3. Não sei ao certo se foi seu melhor post! Mais, para mim esse foi de muita utilidade, sofro com essa vertente de querer fazer tudo ao mesmo tempo. No final muita coisa fica por ser feita! Principalmente no pessoal, acabo me dedicando demais a trabalho, estudo e atividades complementares, que é normal esquecer das coisas particulares e familiares. Vou adotar a técnica de elaborar uma lista e seguir a risca! Espero que resolva. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Assim como você também adoro escrever com caneta e papel, tenho duas agendas(uma pessoal e outra para o trabalho) e lá anoto tudo, como um diário mesmo, sabe? Me auxilia a não esquecer minhas atividades diárias...

    ResponderExcluir
  5. Agradeço os comentários da Ticiane e do Adeildo, o fato é que uso estas "técnicas" e funcionam bem comigo, tem gente que não gosta de escrever, prefere o teclado, eu acho que escrever com caneta libera mais a sua imaginação. Mas, o importante e se exprimir de alguma forma.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.