terça-feira, 7 de setembro de 2010

Plágio de Post, é incrível – alguém me roubou este texto – Fanático em atender bem

Eu não sou maluco, disso tenho certeza, eu publiquei este texto não me recordo em que mês, não sei como mas um cidadão simplesmente o roubou de mim e colocou em uma página de slides que descobri pelo google. Sou novo neste negócio e não sei como proteger o meu trabalho. Se alguém lembra do texto abaixo, por favor, me avise, para que tenha certeza que não estou “pirando” Eu conheço meu estilo de escrever e não tenho duvidas que foi eu quem escreveu este texto.







FANÁTICO EM ATENDER BEM 
 
Seja Fanático para prestar um bom atendimento e tenha orgulho disso. Se todas as pessoas responsáveis em prestar serviço e atendimento ao publico fossem FANÁTICAS e fizessem  bem o seu trabalho, os clientes seriam mais bem tratados e as vendas aumentariam ainda mais.
Por que o atendimento "ruim" e o serviço "porco" é o que impera atualmente? Como os responsáveis pelas empresas que gastam milhões de reais em marketing e comunicação deixam os maus treinados funcionários destruírem a imagem da empresa na cara delas? É muito difícil, mas muito difícil mesmo encontrar gente boa pra trabalhar, não falo aqui do cara legal e sim do cara de qualidade que vai manter e melhorar inclusive a reputação do seu negócio.
 
Penso muito nisso, o tempo todo, me preocupo, por que eu mesmo sou responsável por uma montanha de atendimentos diários e nem sempre eles saem como devem ser. Andei fuçando por ai e encontrei umas dicas para repassar. Creio que o grande problema em treinar "gente boa" começa na contratação, então vamos ver alguns passos que eu acho que são infalíveis para verificar a qualidade dos seus candidatos:
Só devemos contratar pessoas que sabem SORRIR, este é fácil, se você também souber SORRIR!
Só devemos contratar pessoas que saibam se apresentar bem, se vestir e se cuidar fisicamente, não estou falando de beleza, e sim de saúde, boa aparência e atitude positiva. Este também é fácil.
Só devemos contratar pessoas que saibam se comunicar claramente, falar bem. Para este passo é só você saber ouvir

Você tem um candidato "gente boa"  
 
Só devemos contratar pessoas que tenham capacidade de promover/vender BEM nossa empresa e nossos produtos e serviços. Para testar isso, peça para o candidato lhe vender a caneta que você está usando, verifique o quão entusiasticamente ele falará das maravilhosas qualidades da caneta.
Se você conseguir chegar na etapa 4, Parabéns, você tem um candidato "gente boa", bem preparado e apresentável, que sabe falar e se comunicar bem e é um bom vendedor. Já é um bom começo.
Contratou, então TREINE a pessoa imediatamente, diga a ela exatamente o que você precisa que ela faça e o que você espera dela. Se você não consegue fazer isso não devia nem estar contratando ninguém. Concorda?
 
Acompanhe pessoalmente no inicio, o desempenho do seu novo contratado, verifique se ele e interage com seus clientes da mesma forma que interagiu com você. Isto NÃO É DELEGAVEL, você mesmo deve fazer isso.
Elogie o que ele faz bem e RE-TREINE o que ele faz mal.
Observe se ele cuida e trata bem o seu cliente, elogie novamente o que está bom, e treine novamente o que está ruim. Faça isso o tempo todo, lembre treinamento não acaba nunca. Se ele tratar mal o seu cliente, use o conceito de TOLERANCIA ZERO, tratar mal o cliente é INACEITAVEL e ponto final. É melhor perder um funcionário do que um cliente.
Manter um serviço e um atendimento BOM, depende de "gente boa" e"gente boa" a principio, só se consegue contratando e treinando bem.

Eu ainda acredito em Papai Noel!



2 comentários:

  1. Lembro bem desse texto, inclusive comentei com Girleide,como eram obvias essas dicas de contratação, mas nós acabavamos não usando. Outra lembrança é que a organizaçao do texto estava em topicos. Esse é o mundo da internet... sem dono e sem sei.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Joel, eu sabia que não estava "surtando". De qualquer forma consegui recuperar a postagem original no meu back up (Graças a Deus existem os back ups) e postei novamente, o programa (Windows writer) até a colocou na data original, 10 de julho. Obrigado pelo apoio.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.