quinta-feira, 22 de julho de 2010

Como ser um Super Trainee

Como estou participando atualmente no processo de treinamento de muitos trainees e me preparando para receber mais uma tonelada de pessoas super motivadas e avidas por aprender e participar, resolvi fazer uma lista de pontos que considero importante para um super trainee. Não pretendo ser definitivo nesta minha lista, apenas quero contribuir para a formação dos interessados em turbinar a inesquecível experiência de “ser trainee”




COMO SER UM SUPER-TRAINEE, Minha lista:
  1. Ter disposição física, pratique ao menos um boa caminhada diariamente.
  2. Ter boa saúde, cuide da alimentação e durma bem, no mínimo 6 horas bem dormidas.
  3. Sorria, o mundo se abre para quem sorri
  4. Vista-se e apresente-se sempre bem, você nunca sabe com quem vai “topar” no seu dia a dia, esteja preparado.
  5. Seja curioso, pergunte, esclareça as coisas na sua cabeça. Entenda os processos na sua essência, entenda por que eles existem e porque precisam ser cumpridos.
  6. Não se conforme, caso não concorde com alguma coisa, defenda seu ponto de vista com argumentação para convencer.
  7. Reconheça quando errar e aprenda com o erro.
  8. Seja persistente, nada no mundo substitui a persistência.
  9. Faça qualquer trabalho com perfeição, rapidez e eficiência. Avalie seu próprio trabalho, seus acertos e seus enganos.
  10. Escute as pessoas, qualquer pessoa, familiares, amigos, clientes, colegas, funcionários, tutores, aprenda ouvindo as pessoas, mantenha as antenas ligadas.
  11. Desenvolva sua capacidade de observação, observe tudo em sua volta e pense em como melhorar o que está vendo.
  12. Escreva, faça relatórios detalhados do que você está fazendo e aprendendo, guarde-os e acompanhe a sua própria evolução relendo-os no futuro.
  13. Aprenda a fazer perguntas, a capacidade de perguntar é um dos fatores que diferencia o sucesso da sorte.
  14. Não desanime NUNCA, aprenda a se auto motivar
  15. COBRE ELOGIOS, se ninguém falar sobre o seu trabalho, se você acha que fez um bom trabalho e ninguém viu, mostre e cobre o elogio, faz bem para o ego.
  16. Fale e escreva o português corretamente, leia (jornais e revistas) e mantenha-se informado para manter conversas inteligentes com qualquer pessoa.
  17. Marque seu alvo, trace seus objetivos (Pessoais e de Trabalho) e vá em busca deles incansavelmente.
  18. Seja você mesmo
  19. Mantenha seus amigos, sua família e sua vida espiritual em sintonia com sua vida profissional, sua vida só é completa com a participação de todos.
  20. Divirta-se, ninguém é de ferro!
  21. Acrescente novos pontos a esta lista.

Espero que esta lista seja útil para você, eu mesmo a montei aos poucos e a utilizei quando fui trainee. Estou totalmente aberto a debates e sugestões sobre este assunto. Você pode me contatar através do e-mail ecamara1956@gmail.com. BOM TRABALHO!

14 comentários:

  1. Edson,

    Sinto-me honrada por fazer parte da sua equipe de gerentes trainees.
    Trabalhei mais de 10 anos na área da educação, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
    Queria mudar de segmento, buscar novos conhecimentos, sem deixar de lado todas as experiências vivenciadas ao longo deste período.
    Buscava uma empresa que a cada dia aprendesse algo novo, acrescentando mais ao meu currículo e à minha vida.
    Pedi a Deus, que me colocasse no caminho certo, recusei propostas, até que conheci a empresa que me encantou desde o começo: a Pague Menos.
    A principal responsável por isso foi a Renata Aguiar, com o seu profissionalismo e carisma. Depois na entrevista, Carlos Freitas e o Regino e, sempre que tenho a oportunidade de estar com eles, aprendo algo novo, que vai pro meu caderno de anotações.
    Conto muito com o apoio de todos, em especial do meu supervisor Cleiton e a gerente tutora Kátia.
    E você, sem comentários, como já falei, tornou-se uma referência para mim.
    Mesmo na correria do dia a dia, lê e responde aos relatórios, sempre pontuando, dando feedback que é fundamental para o sucesso desse projeto.
    Obrigada mais uma vez.

    Abraços,

    Elisângela
    Gerente Trainee
    São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Edson,

    Como você disse, ser trainee é uma "experiência inesquecível", é uma fase importantíssima de aprendizado, de obter novos conhecimentos, visões, conhecer e ter contatos com profissionais das mais diversas áreas e setores.
    O que me faz ser um apaixonado pelo meu trabalho é estar nessa empresa “que trabalha para as pessoas e com as pessoas”.
    Estou aprendendo muito, mas acredito que a maior lição que aprendi na Pague Menos foi além de “Atender de Coração”, foi aprender a “Trabalhar de Coração”.
    Obrigado a você e a todos que nos ensinam e nos ajudam nessa fase, Tutores, Supervisores, Gerente Regional, Gerente Operações e todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente para nos tornarmos todos “Super Profissionais” nessa “Super Empresa”.
    Sinto-me honrado e feliz em fazer parte dessa grande Família, a nossa Pague Menos.

    Forte Abraço,

    Eduardo Nitrini
    Gerente Trainee
    São Paulo

    ResponderExcluir
  3. Edson,

    Show de bola essas dicas, fui trainee e se tivesse essas orientações com certeza teria sido mais bem aproveitado esse período. Silvânia

    ResponderExcluir
  4. Parafraseando minha amiga Silvania: "SHOW DE BOLA", é isso mesmo, esses são pontos fundamentais para um bom começo, meio e fim, a evolução de um trainee passa por todos eles, agora o segredo da coisa é colocar tudo em nossas vidas. Gostaria de acrescentar um ponto:
    - Constante busca por aprendizado.
    Vamos aproveitar essa fase nova de nossas vida profissional e galgar experiências maravilhosas e espetaculares vivências.

    Carlos Wangles
    Farmacêutico Gerente Trainee
    Sobral-CE

    ResponderExcluir
  5. Edson,

    Essa é a 3ª empresa da qual faço parte da equipe, mas foi a única que tem esse projeto tão especial de ensinar, incentivar e motivar seus colaboradores (Gerentes Trainees).
    Estou aprendendo muito em tão pouco tempo, e o que mais me deixa apaixonada pela Empresa, é a forma como Tutores, Supervisores, Gerente de RH, Gerente Regional, Gerente de Operação e toda equipe da loja tem a preocupação de nos ensinar.
    Estou muito honrada de estar fazendo parte dessa família, Pague Menos!

    Muito obrigada,

    Iraní Meireles
    Gerente Trainee
    São Paulo

    ResponderExcluir
  6. EDSON,

    Quero agradecer a oportunidade de fazer parte desse grandioso projeto, dessa grandiosa e fantástica empresa, que a todo momento propõe novos desafios para os seus colaboradores, tornando-a um seleiro de motivação. Algo que tenho frisado para os colegas de trabalho, nós trabalhamos numa empresa que reconhece o funcionário, que têm um ambiente altamente positivo, para o desenvolvimento e crescimento do profissional, aproveitem essa oportunidade e cresçam juntos com a empresa.
    No passado fiz parte de uma grande organização, no qual permaneci por nove anos, e tinha o desejo de ingressar numa empresa que tivesse a dinâmica semelhante de trabalho, porém a PAGUE MENOS me surpreendeu, superou as minhas expectativas, hoje faço parte desse projeto, e quero torná-lo realidade.


    Obrigado à todos,

    Marcos Ferreira da Silva
    Gerente Trainee
    Filial 217 – Penha/SP.

    ResponderExcluir
  7. Edson

    Trabalhei 07 anos e 06 meses em uma empresa sólida e bem conceituada no mercado Financeiro, foi uma decisão difícil pedir meu desligamento, mas estava em busca de novos desafios.
    Escolhi a Pague Menos porque é a maior rede de farmácias em abrangência nacional, que conquistou o Brasil,que se preocupa com a satisfação dos clientes, que valoriza os funcionários oferecendo condições de crescimento pessoal e profissional e que antes de trabalhar na empresa era cliente fiel.
    Um grande diferencial na Pague Menos é termos email e telefone do Diretor de Operações e vendas, Tutores,Supervisores,Gerente de RH,Gerente Regional, Gerente de Operações, temos onde buscar suporte diante de qualquer situação.
    Essa oportunidade de ser Trainee na Pague Menos significa muito para mim,é um grande desafio,quero crescer junto com a Empresa, é uma experiência única que vou guardar para sempre.
    Gostaria de acrescentar um ponto em sua lista: tudo é possível para pessoas com garra e determinação.
    Atenciosamente;

    Leila Calenti
    Gerente Trainee
    São Paulo-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila, é o João de Birigui,preciso de um contato com vc, me mande seu email ou celular.João Domingos, Birigui-SP

      Excluir
  8. Edson,

    Como meus colegas já se posicionaram, estou completamente apaixonada por esta empresa, que vê todos como uma equipe, não somente como uma matrícula a ser paga no fim do mês. Vim de empresas concorrentes que não valorizavam as pessoas que trabalhavam para ela, só queriam o resultado no fim do mês. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, e estou agarrando-a com todas as minha forças e ao meu tutor o Robson, Sup. Cleiton,Regino, Carlos e a Renata que que quando precisamos sempres estão dispostos a nos ajudar. Li sua lista e gostei muito de suas orientações e vou segui-las com muito afinco. Estou honrrada em fazer parte desta família que é Pague Menos.

    Joseane Trindade
    Gerente Trainee
    F 204 - Cons. Carrão SP

    ResponderExcluir
  9. Agradeço a todos pelos comentários e pela atenção.
    Estou de férias esta semana, mas fiquei feliz em saber que o post ajudou a todos.

    obrigado

    Edson Camara

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito das dicas, como também da iniciativa de desenvolver mais uma forma de nos instruir.
    O tópico que eu acrescentaria é trabalhar com o que você gosta, pois trabalhar com amor faz muita diferença.

    Renata Cavalcante
    Gerente farmacêutica trainee
    PV 16 - Fortaleza

    ResponderExcluir
  11. Edson,

    falar da Pague Menos se tornou uma constante na minha rotina. Ela é assunto durante encontro com amigos e almoços com a família.
    Já tive a experiência de trabalhar em outra rede e posso afirmar que nunca tive um tratamento tão especial assim.
    A vontade de ensinar dos tutores, a atenção dada pelo supervisor Cleiton, que está sempre disposto a nos ajudar faz com que cada dia me sinta como parte dessa família maravilhosa.
    Quem diz que empresa não tem coração e sim CNPJ, com toda certeza não conhece a Pague Menos.

    ResponderExcluir
  12. Boa ideias sao comuns a muitas pessoas, a diferença esta naqueles que consegue fazer as ideias transformarem-se em realidade. a maioria das pessoas ficam apenas na "boa ideia" e nao passa passam para ação.
    UM SUPER GERENTE PAGUE MENOS,TEM QUE TER VISAO,FOCO,IMAGINA-SE SEMPRE VENCEDOR E ACREDITA NA SUA CAPACIDADE DE VENCER.


    samara teixeira
    Escrita Fiscal
    matricula 15153

    ResponderExcluir
  13. Não sou um trainee, porém vejo a importância dessas dicas para o nosso dia-a-dia, tanto profissional quanto pessoal, precisamos sempre acreditar em nós mesmos acima de tudo e persistir nos nossos objetivos. Quero aqui agradecer ao Sr. Josemi, à Stela e à Érika por serem grandes líderes e incentivadores.

    Max Weber
    Operador de Caixa

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e compartilhar, sua opinião é importante para o amadurecimento e desenvolvimento deste blog.