COMO SABER SE ESTOU AGRADANDO?
Como você
vai saber se está “agradando” ou “trabalhando bem” se seu “chefe” nunca te fala
nada? Você tem este problema? NÃO! Então você é um privilegiado e agradeça ao
seu chefe por isso. Por que? Ora porque 99,99% das pessoas tem exatamente o
oposto, ou seja seus chefes nunca lhes dizem se estão indo bem ou não.
MAS, ENTÃO COMO VOU SABER SE ESTOU TRABALHANDO BEM?
Vou listar abaixo 10 coisas que nossos
chefes nunca nos dizem, mas se aplicam diretamente ao nosso trabalho, acredite,
todo mundo tem este mesmo problema, até os chefes que tem chefes. Esta lista
pode ser lida em qualquer sequência, não há ponto mais importante, todos tem o
mesmo peso e devem ser respeitados da mesma maneira. OK?
1) O que você faz fora do trabalho
importa muito: Seu chefe não fica te seguindo o tempo
todo, a menos que você de uma razão para isso. Nem tão pouco fica vigiando sua
página no facebook e o que você “posta” lá. Mas, toda vez que você posta algo
no facebook ou qualquer outra mídia social, o que você “postou” está ligado a
sua vida profissional também, portanto, tenha cuidado com as coisas que você
“divide” no facebook elas podem mostrar mais do que você imagina a respeito de
seu caráter e valores pessoais.
2) Sua atitude conta tanto quanto
seu compromisso com a empresa: Goste você
ou não as regras e normas da empresa estão ai para serem cumpridas e
respeitadas. O que o seu chefe não lhe diz é que além de respeitar estas regras
e normas você está sempre sendo avaliado pela sua capacidade de trabalhar e
respeitar seus colegas de trabalho. Mesmo que você cumpra seu trabalho com
perfeição, seu chefe não gostará de ouvir reclamações a respeito de sua atitude
em relação a empresa, seu tratamento com as pessoas e suas atitudes negativas.
3) Fale!
Não tenha receio de se fazer ouvido. Os funcionários mais respeitados são
aqueles que tem iniciativa. Pessoas com personalidade forte sempre são bem
avaliadas. Se você fez um bom trabalhe, peça um elogio. Se você quer ser
promovido, pergunte como conseguir. Se você acha que algo está errado, converse
com seu chefe sobre o assunto. Todo mundo gosta de pessoas interessadas no bem
comum e que estão dispostas a crescer e evoluir profissionalmente e como
pessoas.
4) Siga o líder.
Procure entender a maneira de seu chefe comunicar as coisas, cada pessoa tem
seu jeito, o nosso, que temos chefes é entender como é o jeito do nosso chefe
dizer-nos como quer que as coisas aconteçam. Não confronte seu chefe, procure
entender o jeito dele.
5) Faça seu marketing.
Mas, sem pisar nas costas dos outros. Seu chefe não tem tempo de acompanhar
pessoalmente o que cada membro do seu time faz o tempo todo. Mantenha seu
trabalho registrado e atualizado e fale sobre seu progresso e suas conquistas
todas as vezes que tiver oportunidade. Quem não é visto, não é lembrado.
6) Ninguém gosta de ser avaliado.
Ser avaliado é tão ruim para os chefes quanto para nós. Mantendo seu trabalho
em dia, cumprindo suas metas e objetivos contribuirá muito para facilitar o
processo de avaliação. Não ser pego “de calças curtas” ou nunca saber o que
está acontecendo lhe garantirá uma má avaliação sempre, formal ou informal. Não
se iluda, estamos sendo avaliados a cada segundo.
7) Vista-se para o trabalho.
Se você vai trabalhar, vista-se para trabalhar, não para passear, ir ao
shopping ou a praia. Lugar de trabalho requer roupas adequadas. E depois você
nunca sabe se será chamado para conversar com alguém importante ou se receberá
uma visita inesperada e “importante”. A primeira impressão, e a segunda, a
terceira... é a que fica. Por tanto asseio e elegância não fazem mal a ninguém.
8) Todo mundo gosta de elogio.
Até seu chefe gosta de ser elogiado pelo trabalho bem feito, então elogie seu
chefe também. Mas, cuidado o limite entre o elogio e o “puxa-saquismo” é muito
estreito. Tome cuidado também de manter suas palavras de elogios sinceras e
livres de dupla interpretação.
9) Seja um “RESOLVEDOR” de
problemas. Não traga mais problemas, se você
não pode ou não quer ajudar, é melhor ficar quieto e guardar suas opiniões
negativas. Todo problema tem solução, toda solução requer trabalhar as causas
do problema. Nem sempre as soluções dependem de você pessoalmente, mas se você
sugerir algumas alternativas alguém vai ouvir e juntar com suas próprias
alternativas e juntos encontrarão uma solução para as causas do problema e até
para o problema em si.
10)
Seja
responsável pelos seus atos. “O transito estava horrível”,
“tive um problema pessoal pra resolver”, “não recebi seu e-mail”, “ninguém me
falou nada”, “isto não é comigo”, “esta meta é muito alta”, “estão faltando
mercadorias”, “hoje é feriado” ... Poderíamos ficar aqui o dia todo relatando
dezenas, centenas de desculpas que povoam nosso imaginário quando estamos
prestes a justificar o injustificável. Chegue no horário, leia seus e-mails,
procure se informar sobre o que acontece em seu trabalho, faça parte do time e
o mais importante de tudo “FAÇA A SUA PARTE”. Ninguém gosta de gente que se
desculpa o tempo todo. A frase “desculpe, isto não vai acontecer novamente” só
cola uma vez na vida.
Este texto foi originalmente publicado no jornal O Campeão das Farmácias Pague Menos na edição de fevereiro de 2013.
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